16/02/2023
Óleo de pequi: o que é e para que serve?
O pequi é o fruto da árvore pequizeiro, típica do Cerrado brasileiro. Do fruto, o óleo vegetal pode ser extraído de diferentes formas: da sua polpa ou amêndoa. O óleo vegetal de pequi é rico em ácidos graxos e carotenoides, proporcionando diversos benefícios para saúde.
Além de fazer bem para o coração, o óleo vegetal pode ajudar no combate à bronquite, tosse, gripes e resfriados. Ele também é conhecido por sua alta ação antioxidante, que combate os radicais livres, trazendo inúmeros benefícios para saúde.
Graças ao ácido oleico em sua composição, o óleo também é conhecido por reduzir o colesterol LDL, a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos, trazendo inúmeros benefícios para saúde.
O óleo de pequi pode ser considerado um óleo completo, já que seu uso traz inúmeros benefícios para pele, cabelo e saúde vascular. Vamos conhecer um pouco mais a fundo cada um desses benefícios?
Pode ser consumido
Pode ser utilizado como substituto do azeite extravirgem, tem um grande valor nutritivo, é rico em ácidos graxos, especialmente o ômega 9, proteínas, fósforo, magnésio, vitaminas A e E.
Deixa o cabelo com muito mais brilho
O óleo de pequi hidrata o couro cabeludo, diminui os frizz e tem proteção térmica. Ele auxilia na regeneração da fibra capilar, eliminando o aspecto ressecado, deixando o cabelo muito mais sedoso.
Tem o poder de tratar a pele
Ótimo aliado no combate das infecções na pele, como eczema e outros problemas de pele seca. A utilização regular do óleo faz com que a pele fique nutrida e hidratada.
Ajuda na cicatrização da pele
Ele pode ser utilizado no tratamento de estrias, melhorando o aspecto da pele.
É um excelente anti-inflamatório
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília revelou que o óleo pode ajudar no combate às inflamações. Os testes foram realizados em atletas e todos tiveram uma redução na inflamação geral das articulações e músculos após a utilização do óleo de pequi.
É antioxidante
Graças à vitamina A presente em sua composição, o óleo promove uma melhora do sistema tegumentar e auxilia no rejuvenescimento da pele, combatendo o envelhecimento precoce.
Ajuda na digestão
O óleo tem altos níveis de fibras que auxiliam no funcionamento adequado do intestino e agem contra a constipação, flatulência, cólica e diarreia.
Como utilizar o óleo de pequi?
Ele pode ser aplicado diretamente sobre a pele, tanto no corpo quando no rosto. Mas cuidado, esse produto só deve ser utilizado à noite, pois não pode ser exposto ao sol.
Nos cabelos, ele pode ser utilizado como protetor térmico ou misturado ao seu creme de tratamento favorito.
Além disso, ele também pode ser ingerido, incluído em preparos de saladas ou na finalização de pratos.
Agora que você já conhece todos os benefícios desse óleo, que tal visitar o nosso site e incluí-lo na sua rotina de cuidados? Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro dos melhores óleos para cuidar da sua saúde.
-
Mix Fios Hidratados (Pimenta Rosa e Semente de Uva)
Mix Cabelos e Pele Secos: Hidratação Profunda Mistura|Blend de Óleos de Pimenta Rosa e Semente de Uva
-
Mix Cachos Definidos (Manteiga de Karite e Jaborandi)
MIX CABELOS - CACHOS DEFINIDOS E HIDRATADOS Mistura | Blend de Manteiga de Karité e Óleo de Jaborandi.
-
Mix Fios Blindados (Monoi, Argan e Ojon)
Mix Cabelos - Reconstrução e Blindagem dos fios Mistura | Blend de Óleos de Monoi, Argan e Ojon.
-
Mix Cabelos Escuros (Salsa e Alecrim)
Mix Cabelos Escuros Mistura | Blend de Óleo de Salsa e Alecrim